Possível Progresso

Uma coisa fantástica - um homem muito pequeno senta-se numa cadeira banal de um café banal, pede "-um café". Entre a minha mesa e a do homem em questão há mais dez mesas com gente. Embora as cadeiras e as mesas sejam iguais, a gente sentada entre mim e o homem pequeno parecem gigantes. Concluo portanto que estive a observar o homem pequeno atentamente e prolongadamente.
De um pulo levantei-me, saltei para uma cadeira, daí para cima da mesa - estico os braços para cima, reclino a cabeça para trás e o corpo todo se espreguiça. Três inspirações e outras três expirações nesta posição. Com outros dois saltos volto a ter os pés no chão. Sento-me.
Olho em volta - na mesa ao lado está sentada uma mulher que me fascina: voluptuosa, olhos verdes e cabelos ruivos e cheios de caracóis grandes. O empregado aproxima-se dela. A chávena do café fica suspensa por cima e ao lado da sua cabeça, segura pelo empregado que com a outra mão limpa a mesa antes de a pousar. A fita em volta da chávena diz "Imperial".
pergunto-lhe discretamente sem "-tem um gato persa branco?". Ela diz que sim com o fechar de olhos demorado. Consente portanto. Pago a conta e saímos de braço dado.