Um Homem ao Avesso

O Sr.X, antigo porteiro, pediu dispensa para se conhecer melhor. A entidade empregador achou estranho o pedido uma vez que lhe faltava pouco tempo para a reforma. O Sr.X respondeu-lhe por escrito, numa carta registada, o seguinte: “Urgente: preciso de me estudar para que não morra sendo um desconhecido para mim mesmo.”

A aventura do Sr.X. começa com a sua evasão para o campo. Aí começou a estudar tudo à sua volta de mais afastado: o universo, os planetas, as estrelas, a temperatura. Depois o mais próximo: os animais, as plantas que constituíam a paisagem, a oscilações geográficas do terreno a ele próximo. Mas tarde, e no sentido de se aproximar, começou a estudar a fronteira entre o espaço que o envolvida e o espaço que ocupava, que não mais que a sua pele. Quando descobriu que a pele separava-o do mundo exterior ficou maravilhado. Pensou: “A pele?! Como é que eu nunca tinha pensado nisto antes?!”. Estudou tudo o que havia a estudar sobre o assunto. Até que um dia decidiu debruçar-se no que lhe faltava: a outra parte da fronteira, o seu interior. Nesta altura o Sr.X propôs-se revirar ao avesso. Não havia raio X, nem nenhuma maneira, nem cientifica nem amadora, de saber o que era o seu interior sem ser extremamente dolorosa e perigosa para a sua vida. Foi então que concluiu: “ como posso eu conhecer-me para além do que não sou eu!”. Ficou completamente destroçado.