Quatro

Quatro cantos da minha casa e nenhum deles posso alcançar, mesmo tocar. Limito-me a ficar sempre no centro. A minha forma não é moldável, ainda que dentro de certos limites, como o humano normal. Sou limitado por um cubo que me segue, onde também ocupo o centro. Sómente porque aqui, dentro deste cubo, quase poderia dizer inviolável, posso vver com a minha condição de fobia total a todos os animais pequeninos. Se respirasse a presença de uma formiga, ainda alguns metros de distãncia, ficaria com o corpo inchado como que prestes a explodir. De forma que fico aqui dentro deste um cubo o tempo inteiro, numa casa que também está preparada para a inexistência de animais. Há anos que medito sobre a razão desta estranha fobia e o porquê de somnete acontecer com animais pequenos. Imagino que seja porque os maiores eu sinto e a maior parte das vezes vejo a sua respiração mas os pequenos, como sei que estão vivos? Porque se mexem talvez seja uma resposta razoável, mas será essa uma condição para estar vivo? A minha casa, esta onde eu vivo, tem quatro cantos e eu não sei que lhes fazer porque não os posso usar.