incompleta!

As duas raparigas representadas na pintura de Renoir sentadas ao piano estavam apaixonadas por Goethe. Contudo o poeta vivia subtraído aos seus sentimentos dedicando-se exclusivamente ao estudo da metamorfose das plantas procurando um modelo de planta que servisse para reconhecer todas as outras plantas. O estudo em processo, prolongado por mais de vinte anos, era notavelmente exaustivo e rigoroso. De modo que o poeta, decidido pela ciência sem ter para isso estofo, esforçava-se muito para não correr o risco de ser motivo de chacota da elite de cientistas da academia.
Certa tarde de sol as raparigas terminaram os ensaios mais cedo decididas a encontrá-lo durante o estudo. Levavam-lhe um ramo de flores variadas, em cor, forma e textura, supondo que assim o poeta e cientista lhes daria maior atenção. Porém, tinham-se esquecido que eram feitas de óleo e ao contacto com primeiro raio de sol desfizeram-se em lodo cinzento. Estavam tão motivadas que o lodo que tinham formado corria pelo campo procurando Goethe. Quando o encontraram meteram-se sorrateiramente nas botas, entranhando nas ranhuras.
Chegada a noite, Goethe prepara-se para se deitar. Julgando-se sozinho naquele quarto da estalagem onde estava hospedado, dirige-se às botas e notando no lodo, espesso e em abundante quantidade, forma com ele a planta das plantas - modelo universal.